SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Formación Profesional en una actividad vivencial en salud mental: Grupo Comunitario de Salud Mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

PEIXOTO, Evandro Morais; ROCHA, Glaucia Mitsuko Ataka da; FRANCO, José de Oliveira  y  BUENO, José Maurício Haas. Avaliação da mentalidade sobre o estresse em amostra do Norte e Nordeste brasileiro. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 328-339. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190033.

A mentalidade sobre o estresse é definida como as crenças que uma pessoa tem acerca das consequências positivas e negativas do estresse sobre o seu desempenho. Esta pesquisa tem como objetivo a adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da Stress Mindset Measure (SMM). A amostra foi composta por 408 estudantes universitários (25,52±8,72; 68,2% mulheres) provenientes das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. A dimensionalidade da escala foi estimada através de Análise Fatorial Exploratória com Intercepto Randômico. Os resultados revelaram a estrutura unidimensional da SMM, corroborando a hipótese teórica, com indicadores desejáveis de precisão. Também foram estimadas correlações entre os escores da SMM e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp, que indicaram associações negativas e de baixa magnitude entre mentalidade sobre o estresse e os sintomas de estresse, corroborando a hipótese de evidência de validade do instrumento. Os resultados sugerem adequação da versão brasileira SMM para avaliação do construto alvo.

Palabras clave : crenças; coping; estresse; avaliação psicológica; validade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License