SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Forças de caráter e o bem-estar subjetivo na adolescênciaO psicólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família: organização e condições de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

LOPES, Wania Nogueira  e  BARRERA, Sylvia Domingos. Efeitos de uma técnica de destaque silábico na leitura de palavras de crianças em processo de alfabetização. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.4, pp. 349-358. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190035.

O papel da sílaba na leitura de palavras é uma questão em aberto na literatura. Analisamos os efeitos de uma técnica de destaque silábico, sobre o desempenho em leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Setenta e duas crianças (média de 7,7 anos) realizaram um teste coletivo para identificação do nível de leitura (TCLPP). Após, foram distribuídas em dois grupos equivalentes e submetidas a um teste de leitura de palavras e pseudopalavras (LPI), com e sem uso da técnica, conforme delineamento crossover. A técnica silábica teve efeitos positivos significativos sobre o desempenho em leitura, particularmente para os leitores menos hábeis. A repetição da tarefa potencializou a eficácia da técnica. Os resultados suportam a hipótese de que a sílaba é uma unidade linguística importante no reconhecimento de palavras no português brasileiro. O destaque silábico pode ser uma estratégia eficaz na elaboração de material para o ensino e remediação das dificuldades de leitura.

Palavras-chave : aprendizagem da leitura; reconhecimento de palavras; sílaba.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License