SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Efeitos de uma técnica de destaque silábico na leitura de palavras de crianças em processo de alfabetizaçãoEnfrentamento do trabalho infantil pela Política de Assistência Social: o que há de novo no cenário? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

LUCENA, Maria do Socorro Roberto de  e  MAXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira. O psicólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família: organização e condições de trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.4, pp. 359-369. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190036.

Com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os psicólogos são inseridos oficialmente na atenção básica. Este estudo, portanto, teve como objetivo analisar a organização e condições de trabalho de psicólogos dos NASFs. Participaram da pesquisa, sete psicólogos, com idades entre 29 e 53 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Os resultados mostraram que estes profissionais desempenham o apoio assistencial e técnico-pedagógico e a função de administradores das unidades. Os participantes ainda destacaram que enfrentam dificuldades na relação com os supervisores, principalmente no que diz respeito à autonomia. Ademais relataram ter que trabalhar em meio a condições de trabalho precárias e, além disso, sob fortes pressões. As reflexões e conclusões deste estudo nos remetem para a urgência de dar uma maior visibilidade à atividade dos psicólogos na atenção básica, atentando para as questões do trabalho e como isso reverbera no serviço prestado.

Palavras-chave : psicologia; nasf; trabalho; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License