SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4O psicólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família: organização e condições de trabalhoA família na Proteção Social Especial (CREAS/SUAS) e as questões de Gênero, Diversidade Sexual e Classe: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

ALBERTO, Maria de Fatima Pereira et al. Enfrentamento do trabalho infantil pela Política de Assistência Social: o que há de novo no cenário?. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.4, pp. 370-381. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190037.

O objetivo deste artigo é analisar, no estado da Paraíba, o que há de novo na política de assistência social no enfrentamento do trabalho infantil. A pesquisa foi realizada em 10 municípios. Utilizou-se entrevista semiestruturada, análise de conteúdo temática e o SPSS. A amostra de 174 participantes foi composta em cada município por gestores, profissionais e usuários. Na compreensão dos gestores e profissionais o ministério e as secretarias municipais determinam ações socioassistenciais. Identificaram-se no desenho da política estratégias de articulação de políticas setoriais e de redes nos territórios, mas o que gestores e profissionais fazem são palestras e campanhas. Redes e articulações na prática não foram identificadas. O enfrentamento do trabalho infantil pela política de assistência social não é visível para usuários. A política de assistência social é visível e procurada pelas necessidades dos adultos e da família e menos para crianças e adolescentes. Não há novo cenário de enfrentamento.

Palavras-chave : trabalho infantil; enfrentamento; política pública; assistência docial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License