SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Enfrentamento do trabalho infantil pela Política de Assistência Social: o que há de novo no cenário?Medicalização da infância: produções de sentido sobre o discurso de profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

COSTA, Victor Cesar Amorim  e  CUNHA, Eleonora Schettini Martins. A família na Proteção Social Especial (CREAS/SUAS) e as questões de Gênero, Diversidade Sexual e Classe: uma revisão narrativa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.4, pp. 382-392. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190038.

Parte dos desafios existentes à efetivação das garantias afiançadas pelo SUAS perpassa pela compreensão acurada dos conceitos centrais da proteção social especial e de suas críticas. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão crítica do conceito de família nos documentos oficiais e nas literaturas especializadas em gênero, diversidade sexual e classe, buscando evidenciar correspondências, discordâncias e suas implicações. O método utilizado foi a revisão narrativa. Os resultados apontaram o caráter progressista, porém limitado, da conceituação de família nos documentos oficiais, uma vez que existe um raro e precário elo entre teoria e prática no tocante ao conceito de matricialidade sociofamiliar e o acompanhamento especializado, sendo este relegado à discricionariedade daqueles que operam a política, nos equipamentos e na rede local.

Palavras-chave : assistência social; família; gênero; diversidade sexual; classe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License