SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Medicalización de la infancia: producciones de sentido sobre el discurso de profesionales de saludPoética del Teatro del Oprimido en salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

HORTA, Cristina Lessa et al. Efeitos da vitimização por pares sobre o uso de substâncias psicoativas e comportamentos violentos em adolescentes. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.4, pp. 402-413. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190040.

Estudo transversal, de base escolar, que investigou se vitimização por pares associa-se à policonsumo de substâncias e envolvimento em comportamentos violentos (brigas e/ou porte de armas). Participaram 3.547 escolares do interior do Rio Grande do Sul, com idade média de 14 anos (dp = 1,66). Realizou-se amostragem aleatória, estratificada por sexo, idade, município e rede de ensino. Os dados foram coletados em 2012, através de questionário autoaplicável. Foram realizadas análises descritivas, através do teste Chi Quadrado de Pearson, e modelo de equações estruturais. Evidenciou-se que vitimização associa-se ao policonsumo apenas quando há sofrimento psíquico e relação negativa com pai e/ou mãe, associando-se ao maior envolvimento com comportamentos violentos tanto de forma direta como mediada pela relação com os pais e pela saúde mental dos escolares. Conclui-se que a vitimização parece instigar comportamentos violentos, denunciando a existência de um ciclo vicioso de agressividade, o que reforça a importância do seu enfrentamento.

Palabras clave : bullying; drogas; relações familiares; violência; adolescência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License