SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Efeitos da vitimização por pares sobre o uso de substâncias psicoativas e comportamentos violentos em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

JOCA, Emanuella Cajado; NOBRE, Maria Teresa  e  SILVA, Maria Rocineide Ferreira da. Poéticas do Teatro do Oprimido na Saúde Mental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.4, pp. 414-425. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190041.

O Teatro do Oprimido (TO) é uma abordagem artístico-política e sua intersecção com o campo da saúde mental é objeto deste artigo. Apresentamos uma pesquisa-intervenção inspirada na Análise Institucional, que propôs uma construção coletiva de conhecimento a partir da análise do diário de campo de facilitação de um Grupo de Teatro do Oprimido em um Centro de Atenção Psicossocial. Desse momento, foram elencados quatro temas/analisadores: compreensões sobre o TO na Saúde Mental; proposição teórico-prática do TO; trabalho na saúde mental; a experiência com a Oficina de Conversação Coletiva. Evidenciou-se que o TO problematiza relações assimétricas e subjugadoras, colocando em pauta questões como doença, tratamento e cura. Por fim, ressalta-se a importância do diálogo coletivo acerca das práticas de atenção em saúde mental que estão em processo de construção no Brasil, fortalecendo desse modo o cuidado e estimulando o protagonismo de trabalhadores e usuários.

Palavras-chave : Teatro do Oprimido; saúde mental; pesquisa-intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License