SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Role of emotional and social information processing factors in social behavior: a developmental perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

SOARES, Cibele Siebra et al. Dislexia do desenvolvimento e funções executivas: evidências sobre os principais métodos de avaliação. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 1-9. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200001.

Nos últimos anos, crescente número de estudos tem associado à Dislexia do Desenvolvimento (DD) a alterações em funções executivas (FE). No entanto, a literatura ainda não apresenta consenso quanto a esta questão. Este estudo teve como objetivo realizar revisão sistemática da literatura, investigando os instrumentos e as funções neuropsicológicas mais exploradas para avaliar as FE em crianças e adolescentes com DD, entre os anos de 2007 e 2017. Foram mapeados 71 instrumentos para avaliar FE em indivíduos com DD. Os testes mais utilizados foram o Digit Span Task, o Stroop Test e o Tower of London. A FE mais estudada foi a memória de trabalho. Conclui-se que o recente interesse neste campo de pesquisa, a grande variedade de instrumentos empregados e de modelos de FE adotados dificulta o estabelecimento de um consenso sobre a influência dos diversos aspectos das FE na DD.

Keywords : testes neuropsicológicos; dislexia; criança; adolescente; revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License