SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Funções executivas: avaliação neuropsicológica em mulheres com câncer de mamaSuporte à aprendizagem e desempenho no trabalho: modelo de mediação moderada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis; QUADROS, Josiany Soares; ARAUJO, Jhonys de  e  JELIHOVSCHI, Enio Galinkin. Medindo Abordagens de Aprendizagem pelo Desempenho: Validade Estrutural do TAP-Pensamento. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 33-43. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200004.

O campo de estudos em abordagens de aprendizagem mensura exclusivamente seus construtos usando instrumentos de autorrelato. Criado recentemente, o TAP-Pensamento é o primeiro teste a mensurar abordagens via o desempenho em uma tarefa que demanda ao respondente identificar o pensamento do autor em determinado texto. O presente artigo apresenta as primeiras evidências sobre a validade estrutural do TAP-Pensamento. Uma amostra de 622 estudantes do ensino superior foi dividida aleatoriamente em amostra-treino e amostra-teste. Dois modelos foram testados na amostra-treino, via análise fatorial confirmatória de itens, resultando em um modelo final. Este modelo apresentou invariância configural, métrica, e escalar, ao se comparar a amostra treino e teste. Os resultados indicam que o TAP-Pensamento mensura de forma confiável três níveis de abordagens de aprendizagem: superficial, intermediária-profunda, profunda. A mensuração de níveis gera informações anteriormente não identificadas pela área, trazendo implicações conceituais para o construto.

Palavras-chave : abordagem de aprendizagem; abordagem profunda; abordagem superficial; validade estrutural; teste de desempenho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License