SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Learning support and job performance: model of moderate mediationEmotional labor and work engagement in military police: mediation of professional identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira; VALE, Sílvia Fernandes do; MATOS, Tereza Glaucia Rocha  and  VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro. Contexto de trabalho e custo humano na pós-graduação stricto sensu no estado do Ceará. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 57-68. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200006.

A implantação de inovações na pós-graduação stricto sensu, pautada em uma forma de gestão que envolve avaliações institucionais e individuais objetivistas pode resultar em situações de trabalho exigentes que podem levar ao adoecimento dos docentes/pesquisadores. O objetivo da pesquisa foi analisar o contexto de trabalho dos professores da pós-graduação stricto sensu no estado do Ceará e seu custo humano. Participaram 238 professores vinculados a programas de pós-graduação de áreas e universidades diversas. Foram utilizadas as Escalas de Avaliação de Contexto e de Custo Humano no Trabalho do Inventário sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento. Os resultados mostraram que dos seis fatores que compõem as duas escalas, cinco foram avaliados de forma moderada/crítica e apenas um como satisfatório. Assim, as avaliações dos docentes parecem indicar que o trabalho na pós-graduação apresenta características que, de fato, podem levar ao adoecimento. É possível que esses riscos estejam relacionados à introdução da lógica gerencialista na avaliação da pós-graduação brasileira que, modifica o trabalho, seu sentido e a subjetividade dos docentes.

Keywords : pós-graduação; trabalho docente; contexto de trabalho; custo humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License