SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Contexto de trabalho e custo humano na pós-graduação stricto sensu no estado do CearáPossibilidades e potencialidades do rap para adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

GUEDES, Hannah Dantas; GONDIM, Sônia Maria Guedes  e  HIRSCHLE, Ana Lúcia Teixeira. Trabalho emocional e engajamento no trabalho em policiais militares: mediação da identidade profissional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 69-79. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200007.

Policiais Militares que atuam nas ruas lidam com demandas emocionais da população, de suspeitos, criminosos e de vítimas e isso afeta o uso de estratégias de regulação emocional e o engajamento no trabalho. Este estudo testou a mediação da identidade profissional do PM na relação entre trabalho emocional (demandas e estratégias) e o engajamento. Participaram do estudo 302 policiais militares. Os instrumentos utilizados foram: Emotional Labour Scale, Emotion Work Requirements Scale, Utrecht Work Engagement Scale, e a Escala Trifatorial da Identidade Social. Os resultados apontaram que a identidade profissional medeia a relação entre as demandas de expressão de emoções positivas, ação profunda e ação superficial com o engajamento, confirmando as três hipóteses levantadas nesse estudo. Conclui-se que a identidade profissional pode funcionar como um recurso pessoal do PM com efeitos positivos no trabalho, quando o trabalhador tenta mudar seus sentimentos internos para atender demandas emocionais do público com quem interage.

Palavras-chave : trabalho emocional; engajamento no trabalho; identidade profissional; polícia militar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License