SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Trabalho emocional e engajamento no trabalho em policiais militares: mediação da identidade profissionalValidação do Índice Breve de Sentido de Comunidade para contextos rurais em situação de pobreza no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SANTOS, Alice Cristina Silva dos; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira  e  MUNIZ, Aíla Souza. Possibilidades e potencialidades do rap para adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 80-90. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200008.

Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos ao RAP (rythym and poetry) pelos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. A pesquisa exploratória de caráter qualitativo se deu em Unidades Socioeducativas no estado da Paraíba. Participaram 12 adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, sendo três do sexo feminino e nove do sexo masculino. Utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada e procedeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os(As) participantes ressaltaram o potencial pedagógico do RAP, que ensina a escrever e sociabilizar. Os(As) jovens e adolescentes apontaram, ainda, que se utilizam do RAP como elemento que auxilia no processo de resistência nas Unidades, e como meio de lazer e fonte de ensinamentos. Este gênero musical oferece elementos que permitem aos(às ) participantes engajarem-se em projetos de vida e novas possibilidades de ações futuras.

Palavras-chave : hip-hop; psicologia histórico-cultural; resistência; projeto de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License