SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Validación del Índice Corto de Sentido Comunidad para contextos rurales en pobreza en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

ALVES, Kali Vênus Gracie et al. Grupos de artesanato na atenção primária como apoio em saúde mental de mulheres: estudo de implementação. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 102-112. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200010.

Cerca de metade dos pacientes em salas de espera na Atenção Primária à Saúde, possui algum tipo de transtorno mental. Diante disto, são imprescindiveis as ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde mental, atuando de forma intersetorial. Analisar a implementação e desenvolvimento dos grupos de convivência. Trata-se de um estudo qualitativo da estruturação dos grupos de convivência e artesanato em unidades da Estratégia de Saúde da Família. Utilizou-se a metodologia SWOT/FOFA para análise dos dados. Estruturaram-se cinco grupos, atendendo em média 170 mulheres; cerca de 25% delas se dedicou à profissionalização. Verificou-se melhora da autoestima, empoderamento, redução da ansiedade e depressão e maior reconhecimento de suas capacidades. Foram identificados dois níveis de efeitos dos grupos: suporte social e resgate da autoestima, centrados nas atividades na Unidade de Saúde, e geração de renda, com ações externas.

Palabras clave : atenção primária; saúde mental; grupo de mulheres; artesanato; swot.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License