SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Validação do Índice Breve de Sentido de Comunidade para contextos rurais em situação de pobreza no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

ALVES, Kali Vênus Gracie et al. Grupos de artesanato na atenção primária como apoio em saúde mental de mulheres: estudo de implementação. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 102-112. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200010.

Cerca de metade dos pacientes em salas de espera na Atenção Primária à Saúde, possui algum tipo de transtorno mental. Diante disto, são imprescindiveis as ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde mental, atuando de forma intersetorial. Analisar a implementação e desenvolvimento dos grupos de convivência. Trata-se de um estudo qualitativo da estruturação dos grupos de convivência e artesanato em unidades da Estratégia de Saúde da Família. Utilizou-se a metodologia SWOT/FOFA para análise dos dados. Estruturaram-se cinco grupos, atendendo em média 170 mulheres; cerca de 25% delas se dedicou à profissionalização. Verificou-se melhora da autoestima, empoderamento, redução da ansiedade e depressão e maior reconhecimento de suas capacidades. Foram identificados dois níveis de efeitos dos grupos: suporte social e resgate da autoestima, centrados nas atividades na Unidade de Saúde, e geração de renda, com ações externas.

Palavras-chave : atenção primária; saúde mental; grupo de mulheres; artesanato; swot.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License