SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Psicologia da pandemia: informação, confiança e afetos durante o enfrentamento da COVID-19Adolescência em tempos de pandemia: integrando consensos em um mapa conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MODESTO, João Gabriel; ZACARIAS, Daniel Oliveira; GALLI, Luccas Moraes  e  NEIVA, Beatriz do Amaral. COVID-19 e atitudes frente ao isolamento social: o papel das posições políticas, moralidade e Fakes News. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 124-132. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200013.

O enfrentamento da pandemia da COVID-19 é um desafio global, sendo o isolamento social uma das principais formas de prevenção do contágio. No Brasil, no entanto, a discussão sobre o isolamento tem se inserido na arena política de um contexto já polarizado. Nesse âmbito, a presente pesquisa buscou investigar o papel exercido pela moralidade e pelas Fake News na relação entre posições políticas e atitude frente ao isolamento social. Participaram da pesquisa 147 pessoas, que indicaram suas posições políticas e responderam a medidas de isolamento social, Fake News e moralidade. Os resultados indicaram que a posição política exerceu uma influência direta no isolamento social, independente da crença em Fake News e dos índices de moralidade. Conclui-se que a polarização política do país parece estar se transformando em um problema de saúde pública durante a pandemia.

Palavras-chave : isolamento social; moralidade; psicologia política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License