SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2COVID-19 e atitudes frente ao isolamento social: o papel das posições políticas, moralidade e Fakes NewsRepresentações sociais sobre o Coronavírus no Brasil: primeiros meses da pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Adolescência em tempos de pandemia: integrando consensos em um mapa conceitual. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 133-143. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200014.

A disseminação da COVID-19 exigiu medidas sanitárias para salvaguardar vidas, mas que também podem promover agravos ou exacerbar problemas preexistentes de saúde mental. Este estudo teve por objetivo desenvolver um mapa conceitual para dimensionar os impactos da pandemia provocada pelo novo coronavírus nos adolescentes. Foi desenvolvido estudo teórico baseado na construção de mapa conceitual e aplicação do Método Delphi. Os dados coletados indicaram que medidas sanitárias de distanciamento social, fechamento das escolas e confinamento doméstico têm impactos socioemocionais nos adolescentes. A pandemia pode ser considerada um determinante social para saúde mental; ainda que os adolescentes não estejam necessariamente doentes, as restrições desencadeiam quadros de sofrimento e sintomatologia psicopatológica. O mapa conceitual desenvolvido permitiu organizar o pensamento sistêmico sobre uma dimensão da pandemia ainda pouco explorada cientificamente: a vivência dos adolescentes. Indicadores de saúde mental e bem-estar na adolescência também devem ser considerados no enfrentamento da pandemia.

Palavras-chave : psicologia do adolescente; saúde mental; isolamento social; estados emocionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License