SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Adolescência em tempos de pandemia: integrando consensos em um mapa conceitualDistanciamento social em pandemias: o risco e a prevenção do suicídio frente aos impactos psicossociais da COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

COSTA, Elson Ferreira; CRUZ, Dalízia Amaral  e  CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves. Representações sociais sobre o Coronavírus no Brasil: primeiros meses da pandemia. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 144-156. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200015.

Este estudo objetivou analisar as representações sociais de internautas, a partir de comentários a reportagens sobreo Coronavírus no Brasil. A pesquisa tem caráter analítico-exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram processados por software de análise textual, para posterior exame de conteúdo. Dos discursos selecionados, emergiram três classes -Coronavírus: política, saúde e sociedade, Desconfiança das estatísticas e Desprestígio do presidente. Os resultados ressaltam diferentes sentidos de ancoragem dessas representações sociais e sugerem a vitalidade de um paradigma teórico classificatório que confere valor a objetos, pessoas ou fenômenos, hierarquizando-os em ordem de importância. Neste estudo, as representações sociais foram assentadas em valores negativos, convergindo seus sentidos para uma imagem única de descrédito em instituições, governantes e mídia. Esse cenário se mostra, especialmente, preocupante em razão da gravidade da crise decorrente da pandemia no Brasil e diz muito sobre o passado e o futuro do país.

Palavras-chave : representação social; vírus; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License