SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Representações sociais sobre o Coronavírus no Brasil: primeiros meses da pandemiaAnsiedade e estratégias de enfrentamento do estresse durante a pandemia da Covid-19: a mediação das atitudes positivas sobre o trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PRADO, Aneliana da Silva  e  FREITAS, Joanneliese de Lucas. Distanciamento social em pandemias: o risco e a prevenção do suicídio frente aos impactos psicossociais da COVID-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 157-166. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200016.

Estratégias de distanciamento social têm sido utilizadas para mitigar a taxa de transmissão dos patógenos durante pandemias. Essas medidas podem gerar impactos psicossociais e econômicos que afetam negativamente a saúde mental das populações e, consequentemente, aumentar o risco de suicídio, especialmente em pessoas que já apresentavam vulnerabilidade. A partir de uma reflexão sobre saúde mental e pandemias, este trabalho objetivou apresentar as implicações negativas da pandemia de COVID-19 para a saúde mental e articulá-las ao risco de suicídio na população geral. Explicitamos a necessidade de se adotar medidas proativas no cuidado em saúde mental articuladas com estratégias sanitárias. Concluímos que ações governamentais massivas para o fortalecimento e a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial são necessárias no Brasil, além de medidas intersetoriais que visem o fortalecimento dos fatores de proteção e a atenuação dos fatores de risco, especialmente no que se refere à vulnerabilidade socioeconômica e relacional.

Palavras-chave : suicídio; COVID-19; pandemias; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License