SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Distanciamento social em pandemias: o risco e a prevenção do suicídio frente aos impactos psicossociais da COVID-19A pandemia da Covid-19 no mundo do trabalho: efeitos psicossociais para a classe trabalhadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PEREIRA, Michelle Morelo; MARCULO, Alexandra de Oliveira Rodrigues; CHINELATO, Renata Silva de Carvalho  e  FERREIRA, Maria Cristina. Ansiedade e estratégias de enfrentamento do estresse durante a pandemia da Covid-19: a mediação das atitudes positivas sobre o trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 167-176. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200017.

O mundo acompanha o surgimento e o avanço da COVID-19, o que tem mobilizado a comunidade científica a ampliar o conhecimento sobre a doença. No que tange aos trabalhadores, destaca-se a preocupação com sua saúde mental durante e após a pandemia. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos diretos da ansiedade sobre as estratégias de enfrentamento do estresse em trabalhadores brasileiros, durante a pandemia da COVID-19, bem como o papel mediador das atitudes gerais sobre o trabalho em tal relação. Participaram do estudo 339 trabalhadores de ambos os sexos (73% do sexo feminino) e de diversas profissões. Os resultados indicaram que as atitudes positivas gerais sobre o trabalho mediaram a relação da ansiedade com as estratégias de enfrentamento do estresse focadas no problema. Implicações para a realização de intervenções junto aos trabalhadores em momentos de pandemia são discutidas.

Palavras-chave : pandemia; atitudes no trabalho; ansiedade; estratégias de coping.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License