SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Ansiedad y estrategias de afrontamiento durante la pandemia del Covid-19: El papel mediador de las actitudes positivas en el trabajoEfectos psicológicos de la distancia social causados por COVID-19 (coronavirus) durante el ciclo de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

SILVA, Alda Karoline Lima da; COELHO-LIMA, Fellipe  y  BARROS, Sabrina Cavalcanti. A pandemia da Covid-19 no mundo do trabalho: efeitos psicossociais para a classe trabalhadora. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 177-187. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200018.

Neste ensaio, objetivamos analisar os efeitos psicossociais da atual pandemia do Covid-19 na vida dos trabalhadores e na organização do trabalho no Brasil. Desde estudos realizados no campo da Psicologia do Trabalho e das Organizações, estudamos as consequências que a pandemia tem tido com o aumento (1) do teletrabalho (home office), (2) da flexibilização dos contratos de trabalho e (3) do trabalho informal. Argumentamos que o home office tende a se relacionar com intensificação do trabalho, invasão da vida familiar, perda de dimensão coletiva do trabalho e isolamento social. A flexibilização dos contratos de trabalho estimula o medo do desemprego e, consequentemente, tem efeitos negativos na saúde mental. O trabalho informal, por sua vez, está associado a remunerações mais baixas, piores condições de trabalho e de saúde. Consideramos que a organização da classe trabalhadora através de suas instituições é uma forma de construir um projeto ético-político centrado na vida humana.

Palabras clave : trabalho informal; condições de trabalho; saúde do trabalhador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License