SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Ansiedade e estratégias de enfrentamento do estresse durante a pandemia da Covid-19: a mediação das atitudes positivas sobre o trabalhoEfeitos psicológicos do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19 (coronavírus) ao longo do ciclo vital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA, Alda Karoline Lima da; COELHO-LIMA, Fellipe  e  BARROS, Sabrina Cavalcanti. A pandemia da Covid-19 no mundo do trabalho: efeitos psicossociais para a classe trabalhadora. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 177-187. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200018.

Neste ensaio, objetivamos analisar os efeitos psicossociais da atual pandemia do Covid-19 na vida dos trabalhadores e na organização do trabalho no Brasil. Desde estudos realizados no campo da Psicologia do Trabalho e das Organizações, estudamos as consequências que a pandemia tem tido com o aumento (1) do teletrabalho (home office), (2) da flexibilização dos contratos de trabalho e (3) do trabalho informal. Argumentamos que o home office tende a se relacionar com intensificação do trabalho, invasão da vida familiar, perda de dimensão coletiva do trabalho e isolamento social. A flexibilização dos contratos de trabalho estimula o medo do desemprego e, consequentemente, tem efeitos negativos na saúde mental. O trabalho informal, por sua vez, está associado a remunerações mais baixas, piores condições de trabalho e de saúde. Consideramos que a organização da classe trabalhadora através de suas instituições é uma forma de construir um projeto ético-político centrado na vida humana.

Palavras-chave : trabalho informal; condições de trabalho; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License