SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A pandemia da Covid-19 no mundo do trabalho: efeitos psicossociais para a classe trabalhadoraClínicas do Trabalho em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato et al. Efeitos psicológicos do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19 (coronavírus) ao longo do ciclo vital. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 188-198. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200019.

A pandemia causada pela COVID-19 fez com que fossem adotadas medidas de distanciamento social para impedir a propagação do vírus ao redor do mundo. Este estudo teve como objetivo sistematizar informações sobre as consequências do distanciamento social ao longo das diferentes fases do ciclo vital para pessoas que não foram contaminadas pelo vírus, mas que vivenciam as consequências indiretas da pandemia. Por meio de uma revisão narrativa, foram sistematizados resultados de pesquisas recentes realizadas em diferentes países, assim organizados: efeitos do distanciamento social para crianças e adolescentes, efeitos do distanciamento social para adultos, efeitos do distanciamento social para idosos, e efeitos do distanciamento social para a ocorrência da violência doméstica, a qual se revelou um tema transversal a todas as fases do ciclo vital. Apresentam-se ainda recomendações para o manejo dos efeitos do distanciamento social em diferentes etapas do desenvolvimento humano.

Palavras-chave : quarentena; pandemias; psicologia; coronavírus; ciclo vital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License