SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Efeitos psicológicos do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19 (coronavírus) ao longo do ciclo vitalDistanciamento social e os fatores de estresse ambiental nas residências em tempos de COVID- 19: uma perspectiva da Psicologia Ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AMADOR, Fernanda Spanier  e  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Clínicas do Trabalho em tempos de pandemia. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 199-209. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200020.

O artigo aborda os efeitos da pandemia no mundo do trabalho na perspectiva do campo Clínico do Trabalho. Mapeiam-se algumas das novas questões que se apresentam em termos de mudança nos modos de organização do trabalho, experiência do labor e implicações ético-político-estéticas nesse processo. Por estas últimas, entendem-se os modos como o agir no mundo entre trabalhadoras e trabalhadores vai se desenhar, os processos de coletivização e/ou individualização que serão produzidos, bem como o estatuto dos modos de vida que serão criados. Analisa-se, ainda, o que pode a Clínica do Trabalho na pandemia, bem como quais são as modulações necessárias no campo clínico do trabalho tendo em vista as novas urgências de nosso tempo. Exaltamos a importância de acompanhar a normatividade experimentada no e pelo trabalho como atividade nesse momento de intensas transformações dos processos de trabalho em razão da crise sanitária da Covid-19.

Palavras-chave : psicologia do trabalho; pandemia; Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License