SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Clínicas do Trabalho em tempos de pandemiaNem sempre a casa é um lugar seguro: um olhar bioecológico para a violência em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

FERREIRA, Karla Patrícia Martins et al. Distanciamento social e os fatores de estresse ambiental nas residências em tempos de COVID- 19: uma perspectiva da Psicologia Ambiental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 210-221. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200021.

Objetivou-se investigar os fatores geradores de estresse no ambiente residencial de brasileiros durante o distanciamento social estabelecido para controle da pandemia de COVID-19. Realizou-se uma pesquisa de levantamento, com 2.000 brasileiros, que responderam a um questionário sociodemográfico e uma pergunta disparadora, respectivamente analisados por meio de estatística descritiva no software SPSS e análise textual no IRaMuTeQ. Os resultados organizaram-se em cinco classes que retratam fatores relacionados ao Estresse Ambiental vivenciado nesse período: "A casa convivência" indica Aglomeração e perda da privacidade; "A casa abrigo" é retratada como ambiente de segurança e enraizamento; "A casa adoecimento" sinaliza a relação com problemas de saúde mental; "A casa multifuncional" demonstra a necessidade de organização da rotina e dos espaços; e "A casa fechada" expõe as dificuldades com a restrição da Mobilidade e com características físicas da casa. Conclui-se que a alteração no ambiente residencial provocou estresse e, por sua vez, o conforto ambiental é uma estratégia de restauração.

Palavras-chave : psicologia ambiental; coronavírus; isolamento social; estresse psicológico.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License