SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Social distancing and environmental stressors in homes during times of COVID-19: an Environmental Psychology perspective#stayathome?: Increased children's emotion regulation in covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

DOS SANTOS PALUDO, Simone; NASCIMENTO, Danielly Bart do; LORDELLO, Silvia Renata Magalhães  and  ROSA, Edinete Maria. Nem sempre a casa é um lugar seguro: um olhar bioecológico para a violência em tempos de pandemia. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 222-231. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200022.

Objetivou-se discutir o panorama da Covid-19 e impactos sobre a violência cometida dentro de casa, à luz da Teoria Bioecológica, e propor ações estratégicas para garantia de direitos e proteção. Constata-se que, em virtude da necessidade de permanência no lar, situações de risco podem ser maximizadas nos lares, agravadas pela ausência ou minimização da atuação de ambientes protetivos como escolas, instituições de assistência social e centros de saúde. Observa-se o aumento do perigo nas famílias decorrentes do medo do contágio e da morte, acrescidos pela sobrecarga de afazeres domésticos, preocupação com a subsistência, e outros fatores que diferem a depender das condições socioeconômicas. As características da pessoa, os processos proximais e o tempo são identificados a partir desse referencial. Conclui-se que a mobilização social é necessária para que ações estratégicas de combate e enfrentamento sejam incorporadas por todos e propostas medidas concretas para esse fim.

Keywords : violência doméstica; modelo ecológico; pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License