SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Nem sempre a casa é um lugar seguro: um olhar bioecológico para a violência em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BAHIA, Andrea Figueiredo et al. #ficaemcasa?: aumento da regulação emocional de crianças na pandemia da covid-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 232-242. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200023.

A Regulação Emocional é um importante recurso no desenvolvimento infantil, especialmente em contextos de adversidades. A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe necessidade de medidas como quarentena e distanciamento social, gerando possíveis desafios à saúde mental de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a percepção de pais sobre a regulação emocional dos filhos antes e durante a quarentena. Os resultados mostraram correlações positivas entre variáveis cognitivas e comportamentais sobre a Covid-19, como percepção de risco, exposição ao vírus, cuidados preventivos, distanciamento social e conhecimento sobre a Covid-19 com a regulação emocional. Inesperadamente, na percepção dos pais, foi identificado um aumento da regulação emocional das crianças durante o período da quarentena. Estes dados podem fornecer informações sobre o desenvolvimento emocional infantil, direcionando as medidas de prevenção a saúde mental para o contexto de suporte parental e psicoeducação.

Palavras-chave : regulação emocional; psicologia do desenvolvimento; infância; covid-19; pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License