SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Um estudo exploratório utilizando a aplicação da abordagem de rede à qualidade de vida e marcadores sanguíneos em uma população brasileiraSofrimento psíquico e estratégias de enfrentamento no cenário de pandemia da covid-19 no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

FREITAS, Lucas Cordeiro; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira  e  DEL PRETTE, Almir. Distanciamento social na pandemia de COVID-19: apontamentos para possíveis impactos nas habilidades sociais de indivíduos e populações. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 253-262. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200026.

Este artigo tem por objetivo estabelecer uma base inicial de discussão a respeito dos possíveis impactos das políticas de distanciamento social decorrentes da pandemia de COVID-19 sobre as habilidades sociais e a competência social de indivíduos e grupos e seus desdobramentos prováveis, considerando o conhecimento disponível no campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS) e as pesquisas empíricas sobre o impacto da pandemia em indicadores de saúde mental. Foram abordadas as relações entre o distanciamento social, as habilidades sociais e a competência social, bem como discutidas as implicações desse novo contexto sobre os valores de convivência partilhados entre indivíduos, grupos e nações. Em virtude da escassez de estudos empíricos sobre a temática, até a presente data, essa discussão teórica pretendeu levantar questões conceituais e de pesquisa que podem ser endereçadas a estudos futuros na área.

Palavras-chave : treinamento de habilidades sociais; competência social; COVID-19; isolamento social; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License