SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Distanciamento social na pandemia de COVID-19: apontamentos para possíveis impactos nas habilidades sociais de indivíduos e populaçõesA atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em trabalhadores de uma instituição federal de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

WIESE, Íria Raquel Borges; FEITOSA, Izayana Pereira; ARAUJO, Pablo Andrey Arruda de  e  ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco. Sofrimento psíquico e estratégias de enfrentamento no cenário de pandemia da covid-19 no Brasil. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 263-273. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200027.

Objetivou-se analisar o sofrimento psíquico e as estratégias de enfrentamento no cenário de pandemia da COVID-19. Participaram 1576 brasileiros, com idades entre 18 e 80 anos, residentes das cinco regiões do país, os quais responderam a versão adaptada e validada da Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas, Questionário de Sofrimento Psíquico e um Questionário sócio-demográfico. Quase metade dos participantes apresentou sofrimento psíquico em algum grau. Verificaram-se diferenças em variáveis como faixa etária, sexo/gênero, renda, emprego em relação à saúde mental e às estratégias de enfrentamento. Os grupos que apresentaram maior vulnerabilidade foram sexo feminino, os mais jovens, desempregados ou remuneração reduzida após pandemia, estudantes e população de baixa renda. A estratégia de enfrentamento focado no problema apresentou correlação negativa em relação ao sofrimento psíquico e a estratégia de enfrentamento focado na emoção uma correlação positiva. Esses indicadores sinalizam a necessidade de políticas de prevenção e enfrentamento do sofrimento psíquico.

Palavras-chave : infecções por coronavírus; estresse psicológico; estratégias de enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License