SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Psychological distress and coping in the pandemic scenario of covid-19 in BrazilCOVID-19: clinical and epidemiological indicators of mental health in frontline professionals - a systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MOTA, Cynthia Araújo  and  SILVA, Alda Karoline Lima da. A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em trabalhadores de uma instituição federal de ensino. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 274-283. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200028.

Utilizando-se do aporte teórico da Clínica da Atividade, o artigo aborda relação entre o adoecimento psíquico e a atividade de trabalho dos servidores técnico administrativos em educação (TAE) de uma instituição federal de ensino. Considerando que gestores vêm observando um percentual crescente de afastamentos por motivo de saúde psíquica entre os servidores, a pesquisa visa realizar uma análise descritiva e clínica da atividade de trabalho dos TAE que enfrentaram adoecimento psíquico pelo trabalho. Tal análise foi realizada por meio da técnica da Instrução ao Sósia (IaS), com dois trabalhadores: um pedagogo e um assistente de alunos. Ao analisar os impedimentos da atividade, observou-se perda ou amputação do poder de agir em ambos os casos analisados. Por meio das trocas dialógicas com trabalhadores, observou-se mobilizações clínicas de caráter terapeutizante, manifestação de afetos e transformação no poder de agir do trabalhador.

Keywords : clínica da atividade; instrução ao sósia; técnico-administrativo em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License