SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Sofrimento psíquico e estratégias de enfrentamento no cenário de pandemia da covid-19 no BrasilCOVID-19: indicadores clínicos e epidemiológicos de impactos à saúde mental em profissionais da linha de frente - uma revisão sistemática de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MOTA, Cynthia Araújo  e  SILVA, Alda Karoline Lima da. A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em trabalhadores de uma instituição federal de ensino. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 274-283. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200028.

Utilizando-se do aporte teórico da Clínica da Atividade, o artigo aborda relação entre o adoecimento psíquico e a atividade de trabalho dos servidores técnico administrativos em educação (TAE) de uma instituição federal de ensino. Considerando que gestores vêm observando um percentual crescente de afastamentos por motivo de saúde psíquica entre os servidores, a pesquisa visa realizar uma análise descritiva e clínica da atividade de trabalho dos TAE que enfrentaram adoecimento psíquico pelo trabalho. Tal análise foi realizada por meio da técnica da Instrução ao Sósia (IaS), com dois trabalhadores: um pedagogo e um assistente de alunos. Ao analisar os impedimentos da atividade, observou-se perda ou amputação do poder de agir em ambos os casos analisados. Por meio das trocas dialógicas com trabalhadores, observou-se mobilizações clínicas de caráter terapeutizante, manifestação de afetos e transformação no poder de agir do trabalhador.

Palavras-chave : clínica da atividade; instrução ao sósia; técnico-administrativo em educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License