SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3COVID-19: clinical and epidemiological indicators of mental health in frontline professionals - a systematic review of the literatureYoung people in institutional fostering care: challenge between age-grade distortion and professional formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

SILVA, Narbal et al. Saúde Mental, COVID-19 e Distanciamento Social: contribuições da Psicologia Positiva para o trabalho e outros espaços de vida. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 294-302. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200030.

Além das consequências biológicas e econômicas, a pandemia causada pela COVID-19 tem gerado modificações na maneira como nos vemos e nos relacionamos com os outros e com a sociedade. Alguns fatores como o isolamento social, as sensações de estranhamento em situações de convívio social, os sentimentos de imprevisibilidade e vulnerabilidade frente à ampliação da consciência da finitude e da falta de controle tem gerado impactos na saúde mental. A partir do contexto mencionado objetiva-se discutir sobre as possíveis contribuições da Psicologia Positiva como estratégia de manutenção da saúde mental. Pesquisas apontam para a importância de mapear capacidades e forças individuais para que sejam traçadas estratégias positivas de superação em eventos críticos. No espaço de trabalho, as relações de ajuda e suporte organizacional, que demonstrem compaixão, honestidade, respeito e confiança com alinhamento dos propósitos organizacionais aos individuais, são estratégias para a preservação da saúde mental das pessoas, em tempos de pandemia.

Keywords : saúde mental; COVID-19; psicologia positiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License