SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Mental Health, COVID-19 and Social Distancing: contributions of Positive Psychology to work and other living spacesRepercussions of the COVID-19 pandemic for families with children: implications for mental health practice in the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

LEAL, Noêmia Soares Barbosa  and  ALBERTO, Maria de Fatima Pereira. Jovens em acolhimento institucional: desafios entre a distorção série-idade e a formação profissional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 303-313. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200031.

Objetiva-se analisar a relação entre escolaridade e inserção na Política de Formação Profissional (PFP) de jovens acolhidos institucionalmente. Pressupõe-se que a defasagem escolar constitui um dos principais motivos para não inclusão destes jovens na PFP, o que pode representar prejuízos para o desenvolvimento. Fundamenta-se nas categorias de atividades guias e de desenvolvimento da Psicologia Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória de campo, a partir da pesquisa documental e do Diário de Campo, com análise de conteúdo e descritiva. Dos 26 jovens caracterizados, 23 apresentavam distorção série-idade, o que representa um desafio à inserção na PFP e converge para a inserção em propostas formativas desvinculadas da aprendizagem profissional. Sugere-se a reconfiguração das políticas sociais para que atuem como ferramenta na resolução dos desafios que dificultam o desenvolvimento integral dos jovens.

Keywords : juventude; acolhimento institucional; escolaridade; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License