SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Salud mental, COVID-19 y distanciamiento social: contribuciones de la psicología positiva al trabajo y otros espacios de vidaRepercusiones de la pandemia de COVID-19 en familias con niños: implicaciones para práctica en la salud mental en el contexto brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

LEAL, Noêmia Soares Barbosa  y  ALBERTO, Maria de Fatima Pereira. Jovens em acolhimento institucional: desafios entre a distorção série-idade e a formação profissional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 303-313. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200031.

Objetiva-se analisar a relação entre escolaridade e inserção na Política de Formação Profissional (PFP) de jovens acolhidos institucionalmente. Pressupõe-se que a defasagem escolar constitui um dos principais motivos para não inclusão destes jovens na PFP, o que pode representar prejuízos para o desenvolvimento. Fundamenta-se nas categorias de atividades guias e de desenvolvimento da Psicologia Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória de campo, a partir da pesquisa documental e do Diário de Campo, com análise de conteúdo e descritiva. Dos 26 jovens caracterizados, 23 apresentavam distorção série-idade, o que representa um desafio à inserção na PFP e converge para a inserção em propostas formativas desvinculadas da aprendizagem profissional. Sugere-se a reconfiguração das políticas sociais para que atuem como ferramenta na resolução dos desafios que dificultam o desenvolvimento integral dos jovens.

Palabras clave : juventude; acolhimento institucional; escolaridade; formação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License