SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Young people in institutional fostering care: challenge between age-grade distortion and professional formationSignificant social networks of homeless men in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MARIN, Angela Helena; FONSECA, Ana Carolina  and  SCHMIDT, Beatriz. Repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças: implicações para a prática em saúde mental no contexto brasileiro. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 314-323. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200032.

O objetivo do estudo foi sistematizar conhecimentos científicos e técnicos, por meio de uma revisão crítica da literatura, sobre as repercussões da pandemia do novo coronavírus em famílias com crianças, em especial na saúde mental de seus membros. Considerou-se, particularmente, distintas composições familiares e realidades sociais no contexto brasileiro. Tendo em vista as demandas psicológicas emergentes, foram discutidas as implicações para a atuação do profissional psicólogo junto a essas famílias e apresentadas as competências socioemocionais como um fator de proteção. Evidenciou-se a escassez de evidências empíricas sobre as repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças no Brasil, destacando-se a necessidade de produção na área. Dessa forma, entende-se que será possível propor intervenções alinhadas às particularidades das demandas psicológicas das famílias no país, as quais poderão oferecer subsídios para o enfrentamento dessa e de outras crises de saúde pública que eventualmente ocorram no futuro.

Keywords : infecções por coronavírus; doenças infecciosas; pandemias; relações familiares; criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License