SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Jovens em acolhimento institucional: desafios entre a distorção série-idade e a formação profissionalRedes sociais significativas de homens em situação de rua no sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MARIN, Angela Helena; FONSECA, Ana Carolina  e  SCHMIDT, Beatriz. Repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças: implicações para a prática em saúde mental no contexto brasileiro. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 314-323. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200032.

O objetivo do estudo foi sistematizar conhecimentos científicos e técnicos, por meio de uma revisão crítica da literatura, sobre as repercussões da pandemia do novo coronavírus em famílias com crianças, em especial na saúde mental de seus membros. Considerou-se, particularmente, distintas composições familiares e realidades sociais no contexto brasileiro. Tendo em vista as demandas psicológicas emergentes, foram discutidas as implicações para a atuação do profissional psicólogo junto a essas famílias e apresentadas as competências socioemocionais como um fator de proteção. Evidenciou-se a escassez de evidências empíricas sobre as repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças no Brasil, destacando-se a necessidade de produção na área. Dessa forma, entende-se que será possível propor intervenções alinhadas às particularidades das demandas psicológicas das famílias no país, as quais poderão oferecer subsídios para o enfrentamento dessa e de outras crises de saúde pública que eventualmente ocorram no futuro.

Palavras-chave : infecções por coronavírus; doenças infecciosas; pandemias; relações familiares; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License