SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças: implicações para a prática em saúde mental no contexto brasileiroRelações pessoa-ambiente na pandemia de COVID-19 no Brasil: contribuições de uma Psicologia Ambiental crítica latino-americana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

REIS, Tomás Collodel Magalhães dos  e  AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos. Redes sociais significativas de homens em situação de rua no sul do Brasil. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 324-334. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200033.

As redes sociais significativas representam os vínculos sociais que promovem apoio para o indivíduo nas diversas situações. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as redes sociais significativas de homens em situação de rua no sul do Brasil. Participaram 12 homens que preencheram o mapa de redes, o que permitiu analisar a estrutura, as funções e os atributos do vínculo. Verificou-se a concentração de pessoas nos seguintes quadrantes: comunidade, assistência social e equipe de saúde, pois as pessoas e instituições desenvolvem múltiplas funções de apoio emocional, ajuda material e regulação social buscando promover a cidadania. Por outro lado, identificou-se no quadrante da família fragilizações nos vínculos. Estes resultados indicam que os profissionais da assistência social e da saúde fornecem apoio de acordo com os objetivos e diretrizes das políticas públicas, mas os vínculos fragilizados nas relações familiares impossibilitam a retomada de projetos de vida.

Palavras-chave : pessoas em situação de rua; redes sociais; apoio social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License