SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Redes sociais significativas de homens em situação de rua no sul do BrasilInteligência Emocional Percebida: qual a sua influência no Bem-Estar Subjetivo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DINIZ, Raquel Farias et al. Relações pessoa-ambiente na pandemia de COVID-19 no Brasil: contribuições de uma Psicologia Ambiental crítica latino-americana. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 335-346. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200034.

A pandemia de COVID-19 tem colocado diversos setores da sociedade diante da urgência de repensar as relações das pessoas com seus entornos. Neste ensaio propomos um quadro possível para a leitura das relações pessoa-ambiente no contexto da pandemia, considerando o cenário brasileiro. Nosso argumento se centra na análise da espacialização das desigualdades sociais e raciais, como fatores determinantes da disseminação da COVID-19 e das diferenças em seus impactos, em paralelo a outras leituras que a psicologia ambiental vem apresentando para esse contexto. Assumimos que abordagens mais tradicionais apresentam limitações para a compreensão das especificidades latino-americanas, demandando revisões e reorientações de caráter teórico-epistemológico, e de cunho ético-político. Ao final, esboçamos algumas proposições, a partir de uma perspectiva crítica, para a construção de conhecimentos mais condizentes com a materialidade da vida da maior parte da população.

Palavras-chave : ambientes urbanos; psicologia ambiental; exclusão social; problemas sociais; isolamento social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License