SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Inteligência Emocional Percebida: qual a sua influência no Bem-Estar Subjetivo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

XAVIER, Monalisa Pontes et al. Aspectos psicológicos da pandemia e os desafios de um projeto de atendimento emergencial online. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 358-366. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200036.

A emergência de saúde pública internacional decorrente da pandemia por COVID-19 gerou inúmeras repercussões que provocaram e ampliaram o sofrimento psíquico, aumentando significativamente a demanda por atenção psicológica. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar os aspectos psicológicos relacionados à pandemia através das demandas atendidas no projeto "Atendimento Psicológico Emergencial online", implementado por uma universidade federal. A pesquisa foi realizada com 230 usuários, cuja análise de dados ocorreu por estatísticas descritivas e Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontaram o perfil sociodemográfico dos usuários atendidos, denotando aspectos da vulnerabilidade psicossocial preexistente à pandemia, e figuram como principais queixas/sintomas: (1) ansiedade e estresse, (2) queixas emocionais, (3) problemas associados à rotina, e (4) impactos econômicos. A atenção psicológica ofertada na modalidade online, diante do cenário de crise, assume importante protagonismo no enfrentamento às demandas psicológicas, configurando uma via de possível rompimento com as limitações de acesso ao atendimento clínico durante a pandemia.

Palavras-chave : atendimento psicológico; remoto; tecnologia da informação; sofrimento psíquico; COVID-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License