SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Maternidade em tempos de COVID-19: validade de conteúdo de recursos psicoeducativos para enfrentamento do estresse da pandemia da COVID-19Redes Pessoais Significativas de mulheres responsáveis por famílias monoparentais em vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira; SILVA JUNIOR, Annor da  e  GRIPP, Caroline de Abreu Lourenço. Comprometimento organizacional para gestores de recursos humanos na perspectiva das representações sociais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.4, pp. 386-398. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200039.

A proposta deste estudo foi identificar a representação social (RS) de comprometimento organizacional entre gestores de recursos humanos, analisando três focos de comprometimento: o trabalho, a organização e a carreira. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. A síntese dos resultados indica que a RS de comprometimento organizacional é constituída por dois focos (contexto de trabalho e carreira) e nove categorias ou elementos que formam as RS (sentimento de dono, foco no resultado, atributos pessoais, cultura, satisfação, inovação e melhorias de processos, planejamento de carreira, desempenho e lealdade a seus valores). Além disso, foi possível constatar que o conceito de comprometimento é unidimensional e de base eminentemente afetiva.

Palavras-chave : psicologia organizacional; comprometimento organizacional; representação social; administração de recursos humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License