SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Drugs and alienation: beyond the drug-merchandise and capitalWomen in community projects: social networks and health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

ROCHA, Isabela Silva; HUEB, Martha Franco Diniz  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Emprestar os ouvidos: a escuta da criança em acolhimento institucional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.4, pp. 424-435. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200042.

O trabalho em instituição de acolhimento é complexo e também contraditório, podendo ocasionar grandes angústias. Este estudo teve por objetivo investigar de que modo profissionais que atuam em instituição de acolhimento realizam a escuta da criança. Trata-se de um estudo de caso coletivo sustentado na psicanálise, do qual participaram dez profissionais que responderam a uma entrevista mediada pela apresentação de uma figura do Teste de Apercepção Infantil - CAT, e uma entrevista semiestruturada. Os participantes demonstraram ambivalências na atuação profissional, notadamente em atividades que demandam maior proximidade e engajamento afetivo. Verificou-se que a escuta ativa tem sido realizada pelos entrevistados, promovendo sentimentos de tristeza, dor, impotência, insegurança, bem como dúvidas e sensação de despreparo diante dos relatos. Recomenda-se a formação continuada e o incentivo à escuta ativa, oferecendo recursos para que tal estratégia seja empregada visando ao melhor interesse da criança e considerando o bem-estar dos profissionais desse campo.

Keywords : abrigos; institucionalização; cuidadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License