SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Lending the ears: listening to children in institutional careImpacts of the COVID-19 pandemic on children's mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

SILVA, Marcos Antônio da  and  AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos. Mulheres em projetos comunitários: redes sociais significativas e a promoção da saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.4, pp. 436-448. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200043.

O presente artigo objetivou mapear as redes sociais significativas de mulheres de um projeto comunitário estabelecendo relações com a promoção da saúde. Foram entrevistadas três mulheres participantes de um projeto comunitário numa cidade do interior da região sul do Brasil. Utilizou-se o mapa de redes e questionário sociodemográfico. No mapa de redes buscou-se analisar a estrutura, a função; e os atributos do vínculo, em seguida foram verificadas as relações com os valores fundantes da Política Nacional da Promoção da Saúde. Verificou-se que os vínculos significativos estão concentrados nas famílias, na comunidade/projeto comunitário, e nas relações de amizades e trabalho, por meio de apoio emocional, material, e guia cognitivo. Foram identificados os aspectos da promoção da saúde referentes à felicidade, solidariedade, corresponsabilidade, humanização e inclusão social. Os resultados do mapa de redes representam indicadores de promoção da saúde que permitiram desenvolver trabalho, renda e protagonismo nas mulheres para a construção de projetos de vida.

Keywords : redes sociais significativas; promoção da saúde; projeto comunitário; família; mulheres.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License