SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1¿Qué aumenta las posibilidades de permanecer en aislamiento social? Efecto de las variables prosociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

NOVAES, Felipe Carvalho  y  AQUINO, Sibele Dias de. Mundo pós-pandemia: Consequências individuais e políticas da pandemia Covid-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 3-12. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210002.

A pandemia de Covid-19 pode desencadear uma série de mudanças individuais e políticas específicas ao redor do mundo. Isso porque seres humanos possuem um sistema imunológico comportamental que os permite modificar seus comportamentos para evitar possíveis ameaças de contaminação. Sabe-se que indivíduos desconhecidos e pertencentes a outras coalizões podem ser portadores de germes para os quais não se tem anticorpos para combater, e, por isso, as pessoas tendem a se afastar desses indivíduos. Essa mudança de comportamento pode levar a maior xenofobia, etnocentrismo e preconceito contra minorias sociais, refletindo direcionamentos políticos mais conservadores e autoritários. Assim, o objetivo do presente artigo é abordar, com base em referencial teórico, possíveis consequências individuais, sociais e políticas do contexto provocado pela pandemia. Para isso, são discutidos estudos sobre risco de contaminação e prevalência de patógenos em geral, como também estudos recentes sobre a Covid-19 e seus reflexos individuais e psicossociais.

Palabras clave : covid-19; conservadorismo; autoritarismo; personalidade; biopsicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License