SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O que aumenta a chance de permanecer no isolamento social? Efeito de variáveis pró-sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

NOVAES, Felipe Carvalho  e  AQUINO, Sibele Dias de. Mundo pós-pandemia: Consequências individuais e políticas da pandemia Covid-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 3-12. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210002.

A pandemia de Covid-19 pode desencadear uma série de mudanças individuais e políticas específicas ao redor do mundo. Isso porque seres humanos possuem um sistema imunológico comportamental que os permite modificar seus comportamentos para evitar possíveis ameaças de contaminação. Sabe-se que indivíduos desconhecidos e pertencentes a outras coalizões podem ser portadores de germes para os quais não se tem anticorpos para combater, e, por isso, as pessoas tendem a se afastar desses indivíduos. Essa mudança de comportamento pode levar a maior xenofobia, etnocentrismo e preconceito contra minorias sociais, refletindo direcionamentos políticos mais conservadores e autoritários. Assim, o objetivo do presente artigo é abordar, com base em referencial teórico, possíveis consequências individuais, sociais e políticas do contexto provocado pela pandemia. Para isso, são discutidos estudos sobre risco de contaminação e prevalência de patógenos em geral, como também estudos recentes sobre a Covid-19 e seus reflexos individuais e psicossociais.

Palavras-chave : covid-19; conservadorismo; autoritarismo; personalidade; biopsicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License