SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Mundo pós-pandemia: Consequências individuais e políticas da pandemia Covid-19Isolamento social no Brasil: análise da adesão, influência da personalidade, bem-estar e angústia psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MELO, Rômulo Lustosa Pimenteira de et al. O que aumenta a chance de permanecer no isolamento social? Efeito de variáveis pró-sociais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 13-22. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210003.

O artigo possui como objetivo avaliar o efeito que a empatia, altruísmo e compaixão, mais variáveis sociodemográficas, possuem na permanência da adesão ao isolamento social demandado pela pandemia do Covid-19. O estudo foi quantitativo, longitudinal e contou com uma amostra de 200 pessoas de três estados brasileiros, que responderam duas vezes um questionário online (elaborado pelo Google forms), em intervalos de 30 dias, durante o isolamento social do primeiro semestre de 2020. Utilizou-se a escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis; a escala de compaixão da Santa Clara (Brief Compassion Scale); a Escala de Atitudes Altruístas e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram que houve aumento na dimensão da empatia de tomada de perspectiva entre a primeira e a segunda coleta e que os aspectos financeiros, a compaixão e a tomada de perspectiva aumentaram as chances de as pessoas permanecerem em isolamento social.

Palavras-chave : pandemia; isolamento social; comportamentos pró-sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License