SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Isolamento social no Brasil: análise da adesão, influência da personalidade, bem-estar e angústia psicológicaChamados ocupacionais: uma faca de dois gumes para o burnout e o estresse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

REZENDE JUNIOR, Alex Roberto Nogueira de  e  CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Contato com pessoas com diferença funcional e concepções de deficiência. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 33-44. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210005.

O objetivo do presente estudo foi verificar possíveis relações de associação entre as concepções de deficiência e o contato intergrupal entre pessoas com e sem diferença funcional. Os conceitos de concepções de deficiência e de contato intergrupal foram utilizados como referências. O estudo foi realizado em duas etapas: na primeira, de natureza quantitativa, participaram 196 universitários dos últimos cinco períodos dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração. Na segunda etapa, qualitativa, foram entrevistados 14 universitários, que pertenciam a clusters distintos. Concluiu-se que o contato intergrupal com pessoas com diferença funcional modifica os destinos e as possibilidades dessas pessoas e criam condições para o desenvolvimento de concepções de deficiência diferenciadas. Essas concepções podem favorecer ou dificultar os processos de inclusão no trabalho. Implicações práticas da investigação foram discutidas.

Palavras-chave : crenças; pessoas com deficiência; inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License