SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Contato com pessoas com diferença funcional e concepções de deficiênciaJovens estudantes da periferia urbana de Garanhuns/PE: discursos relacionados à sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA FILHO, Antonio Francisco Menezes da; FELIX, Bruno  e  MAINARDES, Emerson Wagner. Chamados ocupacionais: uma faca de dois gumes para o burnout e o estresse. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 45-55. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210006.

Neste estudo, avalia-se a relação bivalente entre perceber um chamado com a síndrome de burnout e o estresse ocupacional. Sugere-se que apesar dos chamados estarem negativamente associados com o burnout e o estresse, eles podem gerar um aumento nessas variáveis, por meio da percepção de tensões paradoxais. Para isto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 539 indivíduos. Em consonância com a literatura, os resultados apontaram que, diretamente, quanto mais os indivíduos percebem um chamado a uma ocupação, menores são os sintomas de burnout e de estresse. Mostrou também que, indiretamente, quanto mais os indivíduos percebem um chamado, maiores serão os sintomas de burnout e de estresse, provocado pelo aumento de tensões paradoxais que vivenciadas pelos indivíduos.

Palavras-chave : orientação vocacional; desenvolvimento profissional; trabalho; stress ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License