SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Chamados ocupacionais: uma faca de dois gumes para o burnout e o estresseRepresentações sociais da devolução na adoção: tensionamentos e estratégias possíveis¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA, Roseane Amorim da  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. Jovens estudantes da periferia urbana de Garanhuns/PE: discursos relacionados à sexualidade. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 56-67. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210007.

No presente estudo abordamos algumas discussões realizadas na pesquisa com os/as jovens de uma escola de Garanhuns/PE sobre sexualidade, considerando que esse marcador social é constituído por gênero, classe, religião, entre outros. Participaram jovens de ambos os sexos, com idade dos 15 aos 20 anos. A pesquisa foi realizada em três momentos; no primeiro realizamos observação participante no contexto escolar, no segundo cinco oficinas com os/as jovens, uma específica sobre sexualidade, no terceiro momento fizemos quatro entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram analisados a partir da análise temática, considerando a interseccionalidade dos marcadores sociais referidos acima. Observamos que as práticas LGBTfóbicas são algo muito presente no contexto escolar, várias situações de violência contra os/as estudantes perpetradas tanto pelos discentes quanto por professores/as e a gestão da escola. Refletimos sobre a importância da existência de um espaço em que haja a discussão sobre sexualidade e diversidade sexual e a responsabilização social escolar.

Palavras-chave : sexualidade; escola; juventude; interseccionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License