SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Modulações entre Psicologia, saúde pública e contextos ruraisPsicologia amazonense no enfrentamento da pandemia: ações de organização, prevenção e resposta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DEMENECH, Lauro Miranda; SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida  e  NEIVA-SILVA, Lucas. Ansiedade no contexto da pandemia da COVID-19: demandas emergentes e reflexões para a prática. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.1, pp. 94-104. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210010.

Durante a pandemia da COVID-19, é natural que as pessoas se sintam ansiosas, em função dos perigos reais que a situação impõe. Contudo, a complexa inter-relação entre características individuais e coletivas pode fazer desta crise sanitária um momento especialmente propício para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Por meio de revisão crítica da literatura técnico-científica sobre o assunto, buscou-se investigar a prevalência de ansiedade, quais os fatores de risco e proteção individuais para esse acometimento, e quais os mecanismos subjacentes que podem estar envolvidos na produção de ansiedade no atual cenário. A partir dos resultados encontrados, discutiu-se o papel da informação na produção desse fenômeno, considerando as caraterísticas do contexto brasileiro. Por fim, foram apresentadas reflexões sobre intervenções e caminhos terapêuticos para o manejo da ansiedade na vigência da pandemia.

Palavras-chave : ansiedade; pandemia; psicologia; covid-19; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License