SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Covid-19 e sa?de mental: um estudo de representaš§es sociais com universitßriosQuestionário de Condições de Trabalho: evidências de validade para trabalhadores de equipes de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Mélo  e  MAIA, Licia de Souza Leão. As representações profissionais e suas especificidades teóricas: uma ferramenta de análise das práticas profissionais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp. 139-147. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210014.

Desde a década de 1990, as representações profissionais têm sido uma abordagem teórica que vem ganhando expressão, ao mesmo tempo em que são feitos questionamentos e estudos dos campos profissionais no âmbito da Psicologia Social. Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir o conceito de representações profissionais, situando o leitor sobre elementos teóricos que as distinguem e que as aproximam das representações sociais. Para tanto, tomamos como principal referência as proposições teóricas desenvolvidas pela equipe de pesquisa Représentations et Engagements professionnels, leurs Évolutions: Recherche et Expertise da Universidade de Toulouse-Le Mirail na França. Dentre as contribuições deste trabalho, enseja-se a abertura de novos caminhos investigativos sobre o desvelamento dos processos e dos produtos da profissionalização e da profissionalidade de grupos profissionais de referência.

Palavras-chave : representações profissionais; representações socioprofissionais; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License