SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Professional representations and their specialties theoretical: A tool for analyzing professional practicesKurt Lewin's Group Dynamics: propositions, context and critique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MOTA, Valéria Maria da Conceição  and  BORGES, Livia de Oliveira. Questionário de Condições de Trabalho: evidências de validade para trabalhadores de equipes de saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp. 148-160. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210015.

Consideramos as repetitivas queixas acerca das condições de trabalho no sistema público de saúde, bem como as necessidades de diagnósticos acurados que subsidiem ações de gestores, profissionais e usuários. Então, desenvolvemos pesquisa para avaliar a validade do Questionário de Condições de Trabalho (QCT) para trabalhadores das equipes atuantes na atenção primária e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram 434 trabalhadores de Belo Horizonte e de outros municípios de Minas Gerais. Aplicamos análises fatoriais exploratórias e confirmatórias na identificação dos fatores empíricos para as categorias das condições de trabalho. Os resultados atestaram que os fatores encontrados representam as categorias das condições de trabalho para tais participantes. Corroboraram a adequação do uso do QCT em pesquisas e diagnósticos ocupacionais no sistema de saúde. Eles poderão contribuir para a construção de versões reduzidas do QCT.

Keywords : condições de trabalho; profissionais de saúde; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License